AGROGAS by Interreg IVB SUDOEAGROGAS by Interreg IVB SUDOE
AGROGAS by Interreg IVB SUDOE
O projetoContexto

Contexto

No espaço SUDOE o relatório europeu «Regiões 2020» identifica a agricultura e a energia como dois dos cinco setores mais vulneráveis, se acordo com os índices de alteração climática estudados.

Os setores agrícola e da criação de animais correm o risco de se verem especialmente afetados. Com efeito, a modernização destes setores foi acompanhada por uma passagem de um modelo de exploração extensivo a um modelos de exploração intensivo.
Esta intensificação implica um aumento exponencial da quantidade de resíduos gerados, bem como um aumento do consumo energético, com um efeito direto nas emissões de gases com efeito de estufa e na alteração climática.
Mais ainda, este processo de transformação traduziu-se numa dependência crescente do setor do preço da energia, que, com base nas previsões do aumento do preço da energia, trará consigo uma importante diminuição da sua competitividade.

Neste contexto, o desenvolvimento da metanização parece oportuno. Esta tecnologia já experimentada encontra-se já largamente implementada em alguns países europeus, e permite a valorização dos resíduos, incluindo sob a forma de eletricidade ou de calor.
No entanto, existe uma grande ignorância por parte do setor no que respeita à tecnologia de fermentação de resíduos e da valorização do biogás. Mais ainda, este tipo de valorização dos resíduos requer um investimento inicial significativo, e os períodos de retorno do investimento são superiores aos geralmente existentes no setor. Por último, as instalações de metanização no espaço SUDOE são raras. Este projeto permitiria assim demonstrar a viabilidade destas unidades, e difundir esta tecnologia.

 

Vous devez disposer du lecteur flash pour voir le nuage de tags.
Membro da rede
Identificador
Palavra-passe


Inscrição
               
cosix