AGROGAS by Interreg IVB SUDOEAGROGAS by Interreg IVB SUDOE
AGROGAS by Interreg IVB SUDOE
IntroduçãoIntrodução

30-01-2013
Projecto europeu transforma resíduos agrícolas em biogás
Projecto europeu transforma resíduos agrícolas em biogás

O projecto europeu AGROGAS pretende promover a valorização de alguns dos resíduos dos sectores agrícola, pecuário e agro-industrial, através da produção local de biogás. O objectivo é reduzir o impacto ambiental destes sectores, especialmente nas zonas rurais, diminuindo a sua dependência energética.

A iniciativa conta com participação portuguesa, através do Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) Universidade do Minho e junta ainda a Agencia Extremeña de la Energía, a Fundación General de la Universidad de Salamanca, a Fundaçión Fundagro (todas da Espanha), o Institut National Polytechnique de Toulouse e a École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées (ambos da França).
“No sudoeste europeu há um enorme potencial dos resíduos da agricultura, agro-indústria e pecuária, que podem converter-se em biocombustível para as indústrias ou em adubo para as terras, por exemplo. Este projecto pode ser determinante para o crescimento, o emprego e o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”, diz a investigadora Bruna Fonseca, do CVR. O incremento da procura mundial por alimentos de origem animal leva a uma intensificação das explorações, daí ser cada vez mais importante o tratamento eficiente dos resíduos.

O AGROGAS vai ser desenvolvido até Junho de 2014 e visa atingir cerca de cem explorações espanholas, francesas e portuguesas. O consórcio é financiado em cerca de 740 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Foi eleito em condições muito competitivas, entre 319 candidaturas, sendo o único da primeira fase da terceira convocatória aprovado no tema Ambiente.

A reunião inicial do projecto foi em Badajoz e incluiu um seminário com 60 pessoas. Nesta reunião planificaram-se as actividades a realizar e que incluem a criação de uma ferramenta informática que avalie a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma unidade de produção de biogás, que será desenvolvida com o apoio de centros tecnológicos das regiões do projecto – Norte de Portugal, Extremadura, Salamanca, Navarra, Aquitânia e Pirenéus.

O próximo encontro é de 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2013 no CVR, no campus de Azurém, Guimarães. As etapas seguintes prendem-se com o desenvolvimento de diversos estudos, uma plataforma ‘online’, uma rede do sudoeste europeu sobre o tema, bem como a promoção de formações, conferências e acções de divulgação, entre outros aspectos.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=56343&op=all

Voltar à lista de notícias atuais

Vous devez disposer du lecteur flash pour voir le nuage de tags.
Membro da rede
Identificador
Palavra-passe


Inscrição
               
cosix