AGROGAS by Interreg IVB SUDOEAGROGAS by Interreg IVB SUDOE
AGROGAS by Interreg IVB SUDOE
IntroduçãoIntrodução

27-06-2014
O Open Day AGROGAS no CVR
O Open Day AGROGAS no CVR

Na qualidade de representante nacional do projeto AGROGAS, o CVR organizou no dia 17 de junho de 2014, nas suas instalações, um Open Day dedicado ao encerramento do mesmo, que integrou quatro ações distintas, ao longo do dia.

Desta forma, atendendo ao público-alvo do projeto Agrogas e à escassa informação, e dificuldade de financiamento, associados à tecnologia de metanização, pretendeu-se com este evento aproximar os diversos interessados nesta tecnologia: utilizador final, promotor e provedor de tecnologia.

1. Apresentação final do projeto AGROGAS

A investigadora do CVR, Bruna Fonseca apresentou o projeto AGROGAS - A metanização como meio para a diversificação dos recursos energéticos nos setores da agricultura, produção animal e agro-indústria, iniciativa cofinanciada pelo FEDER ao abrigo do Programa INTERREG IV B SUDOE, e os seus principais resultados:

-        Uma ferramenta informática para analisar a viabilidade da implementação de plantas de biogás;

-        Uma plataforma de formação em nuvem, dedicada ao tema Biogás;

-        Uma rede SUDOE integrando os atores do setor da metanização.

2. Seminário técnico e Workshop: Ferramenta AGROGAS

Após as boas-vindas e apresentação final do projeto AGROGAS, realizadas respetivamente por Jorge Araújo e Bruna Fonseca, membros portugueses da comissão técnica do projeto, o investigador do CVR, André Ribeiro, procedeu à demonstração da ferramenta para um público composto por produtores pecuários, representantes de cooperativas, instituições financeiras, investigadores, estudantes e provedores da tecnologia.

Concluída a demonstração da ferramenta, a Professora Madalena Alves, do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, palestrou acerca do "Biogás em Portugal", abordando diversos temas relacionados com o assunto: digestão anaeróbia, barreiras, legislação e exemplos de implementação.

Finalmente, a sessão técnica, agendada para a manhã do Open Day foi encerrada por Paulo Sarabanda, sócio-gerente da Magnetik Value, uma pequena empresa que desenvolve a tecnologia de metanização, e que apresentou um exemplo prático aplicado ao setor agropecuário, e pela Professora Madalena Alves, encarregue de apresentar outra pequena empresa, e algumas das suas soluções inovadoras, a Ambisys, spin-off da Universidade do Minho.

3. Fórum financeiro

Terminado seminário técnico e o workshop sobre a ferramenta AGROGAS, que ocorreram durante a manhã, o Diretor Executivo da Invicta Angels - Associação de Business Angels do Porto, Nuno Arroteia, encetou a sessão da tarde, apresentando esta entidade, gestora de fundos de investimento, e os seus produtos, focando essencialmente o fundo das agroindústrias.

Concluída esta apresentação, o público teve a oportunidade de ouvir Carlos Corsino, um consultor de estratégias empresariais, representante da STRATIA, Unipessoal Lda., versado em fundos comunitários, que abordou as atuais, e futuras, medidas do PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural.

Finalmente, o fórum financeiro, agendado para o período da tarde do Open Day foi encerrado por Carlos Ferreira, Diretor Regional de Banco Espírito Santo, que elencou algumas soluções de crédito desta instituição bancária, adequadas às iniciativas dos setores-alvo.

4. Reuniões bilaterais com instituições financeiras

Durante este evento, o CVR teve oportunidade de reunir bilateralmente com os representantes das instituições financeiras, Invicta Angels e Banco Espírito Santo, para apresentar o projeto AGROGAS de forma a sensibilizar os mesmos para o tema.

Voltar à lista de notícias atuais

Vous devez disposer du lecteur flash pour voir le nuage de tags.
Membro da rede
Identificador
Palavra-passe


Inscrição
               
cosix